terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Crataegus - O Pilriteiro



Costumo dizer que não se conhece o Pilriteiro mas se conhece o Crataegus. Isto porque seu uso na medicina fitoterápica e homeopática é bastante comum, porém, o nome que eles utilizam é simplesmente o nome científico Crataegus Oxyacantha.
Fato que poucos sabem, é que o uso do crataegus é muito mais antigo na medicina natural do que se supõe,principalmente entre os antigos celtas.
O Pilriteiro, também conhecido como "espinheiro-branco" ou "espinheiro-alvar" é uma árvore de pequeno porte muito comum nas ilhas britânicas. É provável que a origem do nome "Hawthorn" (um pouco redundante quando traduzida para o português) seja uma variante de "Hedgethorn" (cercas vivas). Hedge (cerca) por sua vez deriva de "Haga" que compartilha a mesma raiz de "Hag" (Bruxa). As bruxas sempre foram consideradas seres que estavam nos limites entre este mundo e o mundo mágico, sobrenatural, imortal, além. Ou seja, eram conhecedoras e mediadoras das passagens entre os mundos.
Havia a tradição de plantar espinheiros-brancos à beira dos poços de àgua. Essas árvores eram consideradas tão sagradas que jamais, em nenhuma hipótese, deviam ser cortadas. Muitos destes poços eram utilizados na comunicação com o outro mundo e com os espíritos ancestrais. Fitas eram amarradas nos galhos dos pilriteiros representando pedidos aos espíritos da natureza. Esta prática pagã foi posteriormente substituída pelas moedas (Poço dos Desejos), mas segue viva em muitos locais onde habitaram os antigos celtas.
Rainha de Maio
O espinheiro está também ligado às tradicionais festividades de Maio (Beltaine) onde as Rainhas de Maio (Rainhas  da Primavera) eram escolhidas entre as moças mais belas da comunidade. Elas eram vestidas de branco e coroadas com flores de pilriteiro e carregadas em liteiras junto a uma procissão que acompanhava celebrando o novo ciclo. Estas festas existem até hoje nas Ilhas Britânicas, Irlanda e até mesmo em Portugal, onde essas coroas são chamadas de Maia.
O Pilriteiro é, sem dúvidas, uma das árvores que mais se relaciona com as práticas mágicas, e era considerado tão sagrado que corta-lo podia levar à uma punição de morte. Isto porque acreditavam que cortar um espinheiro podia trazer má-sorte para toda a comunidade.
Reza a lenda de que o mago Merlin foi preso dentro de um Pilriteiro pela fada Viviane. A Dama do Lago, desejando conhecer os mais ocultos segredos da magia, seduziu Merlin lhe fazendo juras e prometendo amor eterno. O mago caiu em seus encantos e revelando à ela certos mistérios que nunca havia dito à ninguém. Ao  contar como manipular a poderosa magia secreta, o mago deu à Viviane a chave para ela pudesse agir contra ele mesmo. Assim, ela o prendeu dentro de uma árvore, de onde Merlin nunca mais pode sair.






O PILRITEIRO DE GLASTONBURY


José de Arimatéia e o Pilriteiro
Conta-se que, nos primórdios do cristianismo, José de Arimatéia ao sair do Oriente rumo à Inglaterra, levava consigo o "Santo Graal".
Sua intenção era enterrar o Graal e fundar uma Igreja onde o Cristo pudesse ser reverenciado.
Ao chegar em Glastonbury vislumbrou a "Ilha das Macieiras" (Avalon) e bateu seu cajado na Colina de Wearyall. Logo que cravou seu cajado, este começou a brotar e de seus ramos saíram centenas de flores. Nasceu alí um belo Pilriteiro que foi chamado posteriormente de "o báculo de Arimatéia".
O santo, acreditando que isto era um sinal, construiu alí a primeira Igreja Cristã da Grã-Bretanha.
De acordo com os historiadores, realmente existia um famoso pilriteiro na proximidades do lugar mas fora cortado na revolução puritana.
Os monges de Glastonbury o perpetuaram e o santificaram fazendo com que a população acreditasse na lenda de José de Arimatéia provavelmente para desestimular os ritos e as práticas pagãs ao redor dele.
Em minha concepção, até mesmo os monges tinham receio de corta-lo, por isso preferiu-se criar uma lenda cristã ao redor da mitológica árvore.







5 comentários:

  1. Adorei o blog, parabéns! Estou a procura desta planta, vc saberia me dizer se é possível encontrá-la no Brasil? Grata!

    ResponderExcluir
  2. Olá Urania,
    É muitíssimo raro encontrar um pilriteiro aqui no Brasil mas, dependendo da sua necessidade, é possível encontrar em casas de homeopatia ou lojas onde vendem ervas embaladas, o "Crataegos" em saquinho, já com parte das folhas e ramos, secos e destrinchados.
    Espero ter ajudado... Obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  3. No face LLYR RIOZ eles tem essa erva e muitas outras dificilimas de encontrar... É uma loja especializada em produtos para bruxaria.

    ResponderExcluir
  4. Adorei a materia. Estava procurando informaçoes sobre essa arvore depois q li num livro da Rae Beth que o pilriteiro esta associado à magia dos corvos...
    Muito obrigada pelo conteudo ^ ^

    ResponderExcluir