terça-feira, 2 de abril de 2013

O Trevo-de-quatro-folhas - Boa Sorte



Recentemente um amigo perguntou-me: encontrei uma moita de trevos-de-quatro-folhas num terreno baldio, dizem que é raro se deparar este tipo de trevo. Existe alguma especie que só nasce com  trevos quatro folhas?
Bem, da mesma maneira que ele tem esta dúvida, acredito que muitos têm. Vamos então esclarecer a respeito e contar também um pouco sobre as lendas dos trevos.
O trevo-de-quatro-folhas é, na realidade, uma anomalia do trevo comum; digamos que é um erro genético.
O espécie de três folíolos é considerada muitas vezes uma erva-daninha ou uma praga. Ele cresce facilmente, principalmente em solos úmidos, e se espalha muito depressa. 
Dentre os trevos, cujo próprio nome já faz menção às "três folhas", pode acontecer de surgir um trevo de quatro folhas. É realmente uma anomalia rara - eu nunca encontrei nenhum -, portanto, deparar-se com uma  singularidade é, no mínimo, peculiar. Estima-se que seja um para cada dez mil trevos normais.
Esperança - Amor - Fé - Sorte
O trevo é considerado uma erva de bom presságio há muitos séculos. Alguns dizem que cada folha representa uma virtude. Seriam elas:  a fé, a esperança e o amor. A quarta folha é a folha da sorte, por este motivo o trevo-de-quatro-folhas é aquele que traz a sorte.
Agora, vamos esclarecer sobre a genuinidade dos trevos. Como disse, o verdadeiro trevo-de-quatro-folhas é uma anomalia genética específica do trevo-branco (Trifolium repens); aquele mais comum, todo verde e que tem a folha em forma de coração (como os da imagem acima).
Há outros trevos de outros gêneros; exemplo deles são os 'Oxalis' o os 'Marcilea'. Estes têm quatro folhas e são muito comercializados, mas não são podem ser considerados os legítimos trevos da sorte.
O bulbo de trevos encontrado pelo meu amigo, embora eu não os tenha visto, é provavelmente o 'Marcilea', que são os mais comuns aqui no Brasil e muita gente cultiva.
Diz a lenda que se você encontrar, por acaso, um trevo-de-quatro-folhas, uma boa sorte está por vir. Este é um ditado antigo muito divulgado na Irlanda: "se quatro folhas o trevo tiver, terás boa sorte no que vier".
O trevo também é um dos símbolos da Irlanda, cujo significado acredita-se estar ligado ao santo padroeiro do país ( leia no post "São Patrício") que lançou mão dele para explicar a santíssima trindade. Na terra dos Leprechauns, senhores da boa sorte, achar um trevo com cinco folhas - ou mais - significa ainda mais prosperidade. 
Raro Trevo-de-quatro-folhas
Os irlandeses acreditam que suas colinas tenham mais trevos-de-quatro-folhas do que qualquer outro lugar do mundo. Este é um dos motivos pelos quais eles se consideram pessoas de sorte. A expressão "Lucky O´Irish" (Sorte Irlandesa) é bastante difundida no dia de São Patrício, e é muito comum desejar a "Sorte Irlandesa" uns aos outros .
Bem, se for verdade que na Irlanda estão a maior parte dos trevos-de-quatro-folhas existentes, deparar-se com um fora da Ilha Esmeralda pode ser ainda mais raro.
Encontrar um verdadeiro trevo-de-quatro-folhas ainda é uma ocorrência incomum. Se traz boa sorte mesmo eu não posso dizer ainda. Mas encontrar algo tão raro é, sem dúvidas, muita sorte mesmo.

*Algum tempo depois deste post eu finalmente encontrei. No post da comunidade "Vale do Mago", há o relato de como aconteceu.


 * No dia 30 de Julho de 2013, eu encontrei.

Link:
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=582892551763231&set=a.480036892048798.129345.280866455299177&type=1&theater

5 comentários:

Marcos Costa disse...

Parabéns pela postagem, eu vendo o trevo de 4 folhas o original conheça meu blog e loja virtual e você vai gosta.
abraços.

sortegoodluck.blogspot.com.br
Conheça nossa Loja virtual, e conheça o amuleto da sorte trevo de 4 folhas o verdadeiro trevo da sorte:
sortegoodluck.loja2.com.br

Bela Angel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Trevo 4 Folhas Raro disse...

Tenho um trevo que achei em um livro, parece ser bem antigo deve ter mais de 30 nos, gostari de saber se ele tem algum valor aproximado, ele tem 5 vezes o tamanho deste trevo do post.

jardimderosas51 disse...

boa tarde, meu nome é Maria Olívia e no meu quintal em Portugal, encontro com muita frequência trevo com 4 folhas e já encontrei com 5 e mesmo um de 6 folhas o ano passado gostaria que me respondesse se isso pode ter algum significado na minha vida pessoal ou profissional, obrigada.

Cris Alves disse...

Achei hoje pela primeira vez um trevo de 4 folhas, em meio a um monte de 3 folhas, eu nem estava procurando nada, eu o vi e peguei, espero que realmente me traga mais sorte do que a que eu já tenho.
Digo que tenho sorte porque tenho saúde, graças a Deus, vida e pessoas maravilhosas ao meu redor. Sou bem sortuda mesmo.

Postar um comentário