terça-feira, 2 de abril de 2013

O Trevo-de-quatro-folhas - Boa Sorte


Recentemente, um conhecido perguntou-me: encontrei uma moita de trevos-de-quatro-folhas num terreno baldio, dizem que é raro se deparar este tipo de trevo. Existe alguma especie que só nasce com  trevos quatro folhas?
Bem, da mesma maneira que ele tem esta dúvida, acredito que muitos têm. Vamos então esclarecer a respeito e contar também um pouco sobre as lendas dos trevos.
O trevo-de-quatro-folhas é, na realidade, uma anomalia do trevo comum; digamos que é um erro genético.
O espécie de três folíolos é considerada muitas vezes uma erva-daninha ou uma praga. Ele cresce facilmente, principalmente em solos úmidos, e se espalha muito depressa. 
Dentre os trevos, cujo próprio nome já faz menção às "três folhas", pode acontecer de surgir um trevo de quatro folhas. É realmente uma anomalia rara - eu nunca encontrei nenhum -, portanto, deparar-se com uma  singularidade é, no mínimo, peculiar. Estima-se que seja um para cada dez mil trevos normais.
Esperança - Amor - Fé - Sorte
O trevo é considerado uma erva de bom presságio há muitos séculos. Alguns dizem que cada folha representa uma virtude. Seriam elas:  a fé, a esperança e o amor. A quarta folha é a folha da sorte, por este motivo o trevo-de-quatro-folhas é aquele que traz a sorte.
Agora, vamos esclarecer sobre a genuinidade dos trevos. Como disse, o verdadeiro trevo-de-quatro-folhas é uma anomalia genética específica do trevo-branco (Trifolium repens); aquele mais comum, todo verde e que tem a folha em forma de coração (como os da imagem acima).
Há outros trevos de outros gêneros; exemplo deles são os 'Oxalis' o os 'Marcilea'. Estes têm quatro folhas e são muito comercializados, mas não são podem ser considerados os legítimos trevos da sorte.
O bulbo de trevos encontrado pelo meu amigo, embora eu não os tenha visto, é provavelmente o 'Marcilea', que são os mais comuns aqui no Brasil e muita gente cultiva.
Diz a lenda que se você encontrar, por acaso, um trevo-de-quatro-folhas, uma boa sorte está por vir. Este é um ditado antigo muito divulgado na Irlanda: "se quatro folhas o trevo tiver, terás boa sorte no que vier".
O trevo também é um dos símbolos da Irlanda, cujo significado acredita-se estar ligado ao santo padroeiro do país ( leia no post "São Patrício") que lançou mão dele para explicar a santíssima trindade. Na terra dos Leprechauns, senhores da boa sorte, achar um trevo com cinco folhas - ou mais - significa ainda mais prosperidade. 
Encontrado em 31/07/2016
Os irlandeses acreditam que suas colinas tenham mais trevos-de-quatro-folhas do que qualquer outro lugar do mundo. Este é um dos motivos pelos quais eles se consideram pessoas de sorte. A expressão "Lucky O´Irish" (Sorte Irlandesa) é bastante difundida no dia de São Patrício, e é muito comum desejar a "Sorte Irlandesa" uns aos outros .
Bem, se for verdade que na Irlanda estão a maior parte dos trevos-de-quatro-folhas existentes, deparar-se com um fora da Ilha Esmeralda pode ser ainda mais raro.
Se deparar com um verdadeiro trevo-de-quatro-folhas ainda é uma ocorrência incomum. Encontrei dois: um em Julho de 2013 e outro em exatos três anos depois com apenas um dia de diferença. Posso me considerar uma pessoa de sorte, pois encontrar algo tão raro é, sem dúvidas, muita sorte mesmo.

 O Primeiro -30 de Julho de 2013







43 comentários:

  1. Parabéns pela postagem, eu vendo o trevo de 4 folhas o original conheça meu blog e loja virtual e você vai gosta.
    abraços.

    sortegoodluck.blogspot.com.br
    Conheça nossa Loja virtual, e conheça o amuleto da sorte trevo de 4 folhas o verdadeiro trevo da sorte:
    sortegoodluck.loja2.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou esperando o meu milagre, pra quem achou um monte de trevo de 4 folhas, vou ficar milionária não é? Sou sortuda!!!!!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Tenho um trevo que achei em um livro, parece ser bem antigo deve ter mais de 30 nos, gostari de saber se ele tem algum valor aproximado, ele tem 5 vezes o tamanho deste trevo do post.

    ResponderExcluir
  4. boa tarde, meu nome é Maria Olívia e no meu quintal em Portugal, encontro com muita frequência trevo com 4 folhas e já encontrei com 5 e mesmo um de 6 folhas o ano passado gostaria que me respondesse se isso pode ter algum significado na minha vida pessoal ou profissional, obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou do brasil ja achei trevo de 4 folhas de 5 e 1 de 7 folhas la na casa da minha avó. Coloquei para secar em um livro velho e esqueci la. Nunca mais eu vi.

      Excluir
    2. Comprei um vasinho de Mini trevo de 3 folhas e sempre encontro um ou outro com mais de 3. Procurei na internet e ainda não vi igual

      Excluir
  5. Achei hoje pela primeira vez um trevo de 4 folhas, em meio a um monte de 3 folhas, eu nem estava procurando nada, eu o vi e peguei, espero que realmente me traga mais sorte do que a que eu já tenho.
    Digo que tenho sorte porque tenho saúde, graças a Deus, vida e pessoas maravilhosas ao meu redor. Sou bem sortuda mesmo.

    ResponderExcluir
  6. Ual espero que essa sorte realmente esteja do meu lado pois hoje, sentado no passeio de minha casa, dia 02/11/2015, nunca esquecerei; vi ao meu lado direito uma moitinha de trevos, resolvi passar a mão para quem sabe encontrar um pouco de sorte, pois os dias andam meio difíceis, eis que tive uma surpresa, encontrei um trevo ainda pequeno com cinco folhas, isso mesmo 05 folhas. Fotografei e guardei o trevo. Espero que traga-me sorte.
    Marcelo - Contagem - MG.

    ResponderExcluir
  7. Vivo em Angola concretamente ba provincia do Huambo. Hoje dia 1 de janeiro de 2016 encontrei um trevo de quatro folhas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ACHEI HOJE NO MEU JARDIM UM DE 4 FOLHAS. PEGUEI E O GUARDEI EM UM VIDRO ELE ÉNORME.

      Excluir
    2. Encontrou com muita frequência ,quase todos dias trevos de 4 ,já encontrei de 5,6,8 o que isso quer dizer.

      Excluir
    3. Olá,a primeira semana de Agosto de 2020 encontrei vários trevos que nasceram ao lado de uma planta no vaso no meu quintal, espero que me tragam muita sorte porque preciso! K Deus me ouça 🙏

      Excluir
    4. Oi! No meu quintal nasceu em um grande vaso onde tenho rosas plantadas varios trevos e hoje qnd fui regar minha plantinha achei um de quatro folhas!
      Jhennifer Pereira, Cariacica ES, 12/08/2020

      Excluir
    5. Estou muito feliz pois estamos no mês 02 de 2021 e já achei 2 trevos ,um de 4 folhas e um de 6 folhas que eu nem sabia que existia

      Excluir
    6. Então vou ficar milionária, kkkkk, achei um monte de trevo de 4 folhas, duas estão na capa do meu celular, as outras, estão espalhados na minha casa, duas!!! 😘😘

      Excluir
  8. hj dia 07 de março de 2016, encontrei um trevo de 4 folhas.

    ResponderExcluir
  9. Eu ontem à procura de pés de morangueiros pra plantar encontrei não um mas dois trevos de 4 folhas raridade

    ResponderExcluir
  10. Eu já encontrei muito mais de 10 trevos verdadeiros(não sei ao certo quantos foram)!E nao dá lá muita sorte😕 comtinuo com o azar de sempre😠
    O que significa se encontrar um de 6?

    ResponderExcluir
  11. Gostei do Comentário....Rsrs... Este é um texto informativo, leitor. Uma teoria que não corresponde a uma realidade absoluta. Assim como o azar não é uma realidade absoluta, depende muito do ponto de vista e daquilo que você acredita.
    Saudações.

    ResponderExcluir
  12. Nasceu dois trevos de quatro folhas no meu jardim

    ResponderExcluir
  13. Eu tenho um vaso com trevos de quatro folhas em minha casa. É uma planta rara que me foi oferecida e que eu trato com muito cuidado.

    ResponderExcluir
  14. Eu já encontrei muitos incluindo de 5 e de 6 e não deu sorte nenhuma...��

    ResponderExcluir
  15. Hj e dia 17/05/2017 plantei uma espada de sao jorge na minha casa e nasceu alguns pes das folhas de trevo da sorte,achei lindas e fiquei feliz por ter nascido em minga casa.

    ResponderExcluir
  16. Tenho milhares de trevos da sorte 4 folhas depois de secos faço trabalhos com eles como pode ver (rogeriovilar.simplesite.com)

    ResponderExcluir
  17. Bom dia Hugo...
    Eu encontrei seu blog na procura de Trevo da Sorte, mas todos os seus assuntos me fascinaram... vou ler com calma. Sou fã desses assuntos.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  18. achei um trevo de 4 folhas, estou com grandes expetativas que continua sortuda!

    ResponderExcluir
  19. Eu ja achei uns 13 trevos de quatro folhas ,eu juro por tudo nesse mundo .por acaso existe algum feitico para fazer com ele

    ResponderExcluir
  20. Tinha uma pimenteira em casa, em um vasinho.. nela começou a nascer trevos, senti que deveria deixar eles crescerem, pois sabia que ia achar um trevo de 4 folhas ali.. e realmente nasceu! Em um dia fui olhar e ele estava lá, lindo! Guardei e coloquei na minha carteira.. depois de um tempo eu perdi minha carteira, fiquei triste, não pelos documentos, pois é só fazer novamente, mas sim pelo meu trevo! Menos de 4 dias após isso, eu fui novamente no meu vaso, pois está cheio de trevos.. e para minha surpresa, estava lá! Mais um de 4 folhas!!! Fiquei muito feliz!! Curiosamente nesse mesmo dia, achei uma bolsa pequena de mulher na minha rua, com 4 mil e 600 reais dentro!! Fiquei em choque quando vi aquele dinheiro, porém tinham os documentos da dona na bolsa, uma senhora, consegui entrar em ctt com ela e devolvi a bolsa com o dinheiro.. acho que foi um teste do universo, pois confesso que foi algo tentador, mas minha índole falou mais alto e me senti muito bem fazendo isso! Enfim.. eu tenho muita SORTE!!!

    ResponderExcluir
  21. Acabei de encontrar na horta um trevo de quatro folhas e um de cinco na mesma moita. Essa moitinha é de trevos desses que nascem sozinhos no mato. Será sorte? Confesso que estou precisando.

    ResponderExcluir
  22. Eu acei um trevo de 4 folha dia 27 nas minhas terras

    ResponderExcluir
  23. Eu ganhei uma muda de uma vizinha, trevo de quatro folhas. Cuidado dela com muito carinho e fico feliz quando vejo as folhas nascer lindas e verde. No meu quintal e nos vasos está aparecendo também trevos de três folhas. Acredito que é prosperidade, sou grata ao universo...

    ResponderExcluir
  24. encontrei um trevo de quatro folhas ha alguns anos nao vi diferença.mas quando peguei uma muda de dolar de um assentamento de umbanda tive muita sorte

    ResponderExcluir
  25. Hoje que a minha vida está um caus encontrei no meio das minhas rosas um trevo de 5folhas..🤔não sei o que me espera....

    ResponderExcluir
  26. Hoje achei um trevo de quatro folhas andando pelo meu bairro fiquei super feliz pois em anos isso nunca tinha me acontecido

    ResponderExcluir
  27. Estamos em 2021 mês 02 e já achei 2 trevos um de 4 folhas e um de 6 folhas fiquei surpresa pois desde criança que procuro o de 4 folhas

    ResponderExcluir
  28. Eu acabei de achar um trevo de 4 folhas seco dentro de um livro que tem data de 1953/1954 isso pode significar sorte ou algo do tipo?

    ResponderExcluir
  29. Desde o dia 17 de março de 2021 eu já achei mais de 15 trevos não sei se é sorte ou azar.

    ResponderExcluir
  30. Eu achei um trevo de 4 folhas esse de formato de coração dia 16/07/2021 no meu aniversário fiquei tão feliz🍀

    ResponderExcluir
  31. Dia 7 de junho de 2021 encontrei meu primeiro trevo de 4 folhas e terei mais sorte, prosperidade e abundância ainda em minha vida e dividindo com aqueles que estão ao meu redor, emanando amor e luz ao mundo!

    ResponderExcluir
  32. Fazem duas semanas que encontrei meu primeiro trevo de 5 folhas!!! Fiquei muito feliz! E pra surpresa no mesmo vaso tem outro de 4 folhas!! Porém os dois ficaram pequenos, não cresceram mais.. o de 4 eu já peguei e guardei em um livro, pois já estava murchando, o de 5 ainda está lá, mas ele não está mais abrindo.. mesmo assim eu sou muito sortudo!!!!

    ResponderExcluir
  33. boa tarde eu tanho no meu vaso 1 trevo de 5 folhas cual o significado e bom o mão

    ResponderExcluir