sexta-feira, 20 de maio de 2011

O Bordo - Acer



Me perguntaram há alguns dias, devido aos meus estudos em paisagismo, de qual árvore pertencia a folha que estampa a bandeira do Canadá. Minha reposta foi imediata: "Se trata de uma folha de Acer!" - disse replicando.

Eu estava certo, mas a informação não estava completa, não estava específica. Na realidade, a folha símbolo do país é a do Bordo, que pertence ao gênero Acer, da família Aceraceae.
Mais particulamente do Bordo Vermelho (Red Maple) , Acer saccharinum.
É um tipo de madeira bastante utilizada no país e está entre as mais valiosas para uso na marcenaria, uma das prediletas para a fabrição de instrumentos musicais.
A bandeira representa o Estado Canadense (em branco), os oceanos Atlântico e Pacífico nas extremidades (em vermelho) e, ao meio, sua extensa floresta coberta de bordos.
Há décadas esta folha está associada ao Canadá. No século XIX ela já estampava os emblemas das províncias de Quebeque e Ontário e, tanto na primeira como na segunda guerra mundial ela já apareceria nos emblemas militares do país.
Alguns confundem o bordo com o plátano e até mesmo com o liquidâmbar, devido às semelhanças entre suas folhas, mas importante ressaltar que, embora muito parecidas, estas espécies são de gêneros e famílias diferentes.





9 comentários:

  1. Você saberia me dizer se a foto de uma árvore que aparece na pesquisa sobre o outono que é muito frondosa e com folhas vermelhas é Bordo ou Plátano? Eu usei em um encontro que chamei de "Os sentidos da vida" e a imagem é intrigante.

    ResponderExcluir
  2. OLá Marise, obrigado pelo comentário.
    Bem, há algumas espécies que alguns chamam de "cor outonal" que podem ser, são folhas semelhantes entre sí, inclusive o liquidambar que é um parente do carvalho.
    Faremos o seguinte: se puder, entre na comunidade do Vale do Mago do facebook e me envie uma mensagem com esta foto, assim poderei dizer de qual espécie se trata. Pode ser?

    www.facebook.com/valedomago

    Saudações

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, eu tenho uma foto de uma árvore e gostaria de saber se é plátano ou não. Você pode me ajudar?

      Excluir
  3. queria saber o nome de todos os gêneros de arvores ,por favor.

    ResponderExcluir
  4. OLá Gustavo. Se tratando dos gêneros das árvores deste post: o Acer é do gênero Acer (aceraceae), o Plátano do gênero Platanus (platanaceae) e o Liquidambar do gênero Liquidambar (altingiaceae).

    ResponderExcluir
  5. Olá! Eu gostaria de saber qual a maior diferença entre o Acer e o Plátano, vcs saberiam me dizer? Obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Olá como posso identificar se me venderam correto, liqidambar ou plátano? Se puder ajudar

    ResponderExcluir
  7. O modo mais fácil de distinguir é pelo tronco da árvore. O plátano tem o tronco parecido com o da Goiabeira, esbranquiçado. As folhas do plátano são mais abertas e maiores e as do liquidambar variam muito de cor, elas passam do verde vivo ao vermelho e roxo vibrante de acordo com a estação do ano.

    ResponderExcluir