quarta-feira, 29 de junho de 2011

A Romãzeira - Punica granatum

É evidente minha predileção por árvores sagradas ligadas aos celtas, porém, não deixo de admirar, nem estudar sobre outras árvores, seus mitos, lendas e cultos em diversas culturas.
A romanzeira, ou romãzeira, é uma árvore cuja origem está no oriente mas que ao se espalhar pela Europa, junto à ela se espalharam seus simbolismos.
Ela aparece diversas vezes nos textos bíblicos, de modo particular no velho testamento, e os hebreus a tinham como símbolo de fertilidade.
Perséfone e a Romã
Os gregos a associavam ao amor e a fecundidade e era dedicada à Afrodite. Ela também aparece no mito de Perséfone que é raptada por Hades, deus do mundo subterrâneo. Ao comer uma única semente de romã no submundo, Perséfone manifesta um gesto aceitação e uma vida junto ao deus.
A Espanha é o maior produtor de Romãs do mundo devido a grande adaptação da espécie em algumas regiões do país. Seu nome científico, Punica granatum, é de onde se origina a palavra "Granada", que denomina uma importante cidade espanhola.






3 comentários:

  1. Adorei seu blog. Estava a procura de alguns significados, e você consegue expressar seu conhecimento de forma que qualquer um consegue entender - visitei outros blogs e artigos e não conseguia entender. Li todos seus posts hoje, são incríveis mesmo. Venho agradecer pela sua dedicação e que continue postando. Gostaria pedir, se possível, você fazer algum post sobre verbena e wolfsbane (aconite ou aconito) e ainda, se possível, algo sobre runas (tenho dificuldade em encontrar um material satisfatoriamente completo).
    Se puder me mandar um email quando postar qualquer novidade para nandaas.novel@gmail.com fico grata

    ResponderExcluir
  2. Olá Fernanda,
    Só tenho que lhe agradecer pelas palavras tão gentis. obrigado de coração.
    Não tenho postado tanto quanto gostaria aqui no blog, porém a comunidade "Vale do Mago" do facebook está sempre atualizada. Inclusive quando se trata de novas postagens aqui no blog. Lhe convido a participar. Será muito bem-vinda:
    http://www.facebook.com/valedomago
    Quanto à Verbena, é realmente uma planta da qual eu tenho grande apreço, muito ligada também aos celtas e uma das favoritas dos Druídas, segundo conta-se. Confesso que estou em débito com esta postagem, mas vou postar sim. obrigado pela lembrança.
    Saudações!!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom seu blog, Hugo.
    As árvores são simplesmente magníficas e sábias.
    Um abraço!

    ResponderExcluir