sábado, 21 de maio de 2011

O Sagrado Teixo - A Árvore da Morte

Taxus baccata

É claro que no Brasil, o conhecimento e reconhecimento da importância de determinadas árvores é bastante novo e ainda precário, então não devo julgar aqueles que não dão o devido valor às espécies ancestrais de grande valia cultural e mitológica, mesmo que sejam exóticas (não nativas).
Aqui no país, o teixo, conhecido como "Pinheiro-europeu", dificilmente encontra-se em formato arbóreo e normalmente limita-se ao formato de um pequeno pinheiro ou arbusto.
Os teixos são árvores praticamente impossíveis de se datar. Contudo, acredita-se que na Inglaterra, Escócia, Irlanda, Gales, Portugal, entre outros países europeus, há teixos que têm, supostamente, cerca de 2.000 anos.


Porta  St. Edward Church
 







Na imagem ao lado, pode se ver alguns dos teixos mais famosos da Europa. Entre eles está a porta da Igreja de Santo Eduardo, no condado de Stow-on-the-Wold, na Inglaterra. Dizem que foi nesta imagem que o escritor J. R. R. Tolkien se inspirou quando criou a porta da cidade de Moria em "O Senhor dos Anéis".
Há muitas coisas interessantes sobre o teixo e algumas delas já foram publicadas aqui no blog.
Além de serem árvores ancestrais, que se não se conseguem datar (os anéis anuais de crescimento são difíceis de serem contados), os teixos têm características que vão além do que se pode prever.
Na Europa é mais comum encontrar teixos com copas alargadas, e longos troncos. O que ocorre, é que o teixo adquire formas variadas de acordo com seu crescimento. Isto é algo que chega a surpreender até mesmo os botânicos, pois uma mesma espécie pode adquirir formatos diversos em seus troncos e galhos, sem a interferência de podas.
Eles possuem também uma característica muito peculiar pois, podem brotar novos teixos de uma mesma raiz que se estende. Algo que não é muito comum em árvores.
Os teixos também podem renascer de si mesmos. Quando um tronco parece estar podre e morrendo, pode esconder dentro dele um outro que está brotando e crescendo.



Árvore da Morte e do Renascimento


Esta era uma árvore associada à morte e normalmente encontrada em cemitérios da Grã-Bretanha.
O grau de toxidade de suas bagas é bastante alto, e alguns afirmam que a palavra Taxus (nome científico da espécie) seja a raiz da palavra "tóxico". Sabe-se que, em tempos remotos, venenos feitos através de substâncias da árvore eram utilizados para embebedar flechas antes de serem lançadas contra os inimigos.
Embora temido como a "árvore do veneno mortal", a forma como um teixo origina outro - através do método de auto-renovação - fez com que ele também se tornasse um símbolo de renascimento e continuidade.












26 comentários:

  1. muito interessante seu texto. Gostei muito. Parabens!

    ResponderExcluir
  2. Peco desculpa mas tenho que aqui deixar uma pequena correcção o Teixo tem anéis de crescimento em media de 40 a 90 por polegada são extremamente difíceis de contar. Isto da-se devido ao facto de que o Teixo prefere climas frios e por isso os anéis de crescimento não se desenvolvem muito criando assim uma madeira extremamente densa...1 Polegada = +/- 2.5 cms Peco desculpa pelo uso de medidas Imperiais mas presentemente vivo na Inglaterra onde estudo flora e ecossistemas, dai a minha desculpa para alguma falta de acentos e cedilhas ;)
    Tiago Matos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viva Tiago Matos . Estou a Viver em Broad Oak, East Sussex , e tenho UM especial fascínio por Teixos... se UM dia puder falar contigo agradeço.. Sou escultor de madeiras mortas e pretendo fazer UM estudo/ exposição sobre o Horóscopo Celta entre outros... 00447939204505 faceboo em Carlos Lobato 28 , também Wattsapp e Instagram em lobato218 UM Grande 2022, good a aguardar.

      Excluir
  3. Sua visita é muito bem-vinda, assim como seu comentário, Tiago...
    Será corrigida a informação... Obrigado!

    Abençoado Seja

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Muito lindo este blog e a postagem é muito educativa, fazendo uma abordagem transdisciplinar do assunto e especialmente valiosa a todos que amamos as facetas místicas da vida! Compartilhei seu link em uma postagem sobre um teixo escocês, na qual aduzi alguns outros links também. Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  7. PARABÉNSSS por Seu Blog!! Amei ter (piscianamente) chegado à Ele!! Vim pela Trilha das Runas, onde quis saber sobre Teixo... relacionado à Runa Eihwaz!!! QUE BELA SURPRESA!! Também sou uma apaixonada pelas Árvores!!! ...Graciasssss e Vida Longa a Este este Lugar de Informação e Sensibilidadessss ABRAÇOSSS meus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mona, quem sabe ainda mos iremos conhecer melhor
      Carlos Lobato 28 , Facebook, Instagram lobato218 multiartista , Cósmico, Amante da Terra Mãe

      Excluir
  8. Saudações! O teixo era uma árvore sagrada para os povos germãnicos e celtas; o nome dos Eburões, um povo belga indicado por Estrabão e Júlio César («A Guerra das Gálias»), significava «adoradores do teixo» porque o reverenciavam como a Árvore do Mundo, e os seus sacerdotes usavam as suas bagas para atingir estados de transe alucinatório. Estes Eburões também passaram à península Ibérica, onde encontramos vestígios da sua presença na toponímia (Évora, Ebora, Eburobrittium..)

    ResponderExcluir
  9. Olá José,
    Agradeço pelas informações, muito bom saber disso. É uma árvore mesmo fabulosa a qual eu tenho grande admiração. Os celtas tinham todos os motivos para venera-la.

    Saudações,

    Hugo

    ResponderExcluir
  10. Super interessante seu texto. Cheguei a ele buscando pela origem do meu sobrenome: Teixeira. Que árvore mais simpática e bela! E que bom chegar a ela através de um texto tão gostoso! Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também pesquisei meu sobrenome e cheguei até a árvore de simboliza minha criação através de DEUS...SOMOS GUERREIROS QUE RENASCEM!!!

      Excluir
  11. Otimo texto!
    Engraçado que acabei de ouvir uma voz na minha cabeça que gritava com emoção que os tempos de Évora acabaram, ai resolvi pesquisar sobre Évora e cá estou eu, me deparando com um texto que pode ser esclarecedor sobre isso.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  12. Me sinto privilegiada de morar aqui na Europa,e ver teixos milenario a menudo ..É uma maravilha

    ResponderExcluir
  13. Curiosidade: a madeira da varinha de Voldemort era de teixo.

    ResponderExcluir
  14. Maravilhoso! Desconhecia a maior parte dessas informações.Busquei para saber significado do meu sobrenome Teixeira.Soube TB que os Teixeira eram judeus novos cristãos. Gostei muito de saber saber que se originou de tricô...Que árvore forte! A família TB e assim.
    .

    ResponderExcluir
  15. Desculpe erro: se originou de Teixo.

    ResponderExcluir
  16. Bom saber da origem das coisas. Minha família Teixeira. Vida, morte e renascimento, em um único ser.

    ResponderExcluir
  17. Na Paraíba, Estado que de situa na região Nordeste do Brasil,existe uma cidade chamada Teixeira. Todos os meus antepassados são dessa cidade.

    ResponderExcluir
  18. Bom dia, hoje é terça feira,09:07estava procurando uma madeira para fazer um arco para uma balestra médiaval e um comentário sobre o teixo, fiquei encantado com a história da árvore

    ResponderExcluir
  19. Muito bem Osvaldo, o teixo foi bastante utilizado no período medieval para confecção de flechas.

    ResponderExcluir
  20. Muito interessante e bem produzido o texto!

    ResponderExcluir
  21. Adorei seu texto. Cheguei até aqui pois buscava o significado do meu nome Ivete, que significa Teixo . Impressionante como tudo se encaixa neste universo. Sempre senti que tenho uma ama celta, e saber que esta árvore era considerada sagrada por este povo me encantou. O nascer e renascer é também um marco na minha história. Muito obrigada. Forte abraço.

    ResponderExcluir
  22. Que bacana teu blog - cheguei aqui por pesquisar o sobrenome Teixeira (nascidos na area de Teixos)! Sou numerologa e costumo pesquisar sobrenomes. Tua informação é de grande valia e compreensão da epigenetica! Grata.

    ResponderExcluir