quinta-feira, 23 de junho de 2011

A Batalha dos Dois Reis



Na mitologia celta, o Rei Carvalho e o Rei Azevinho são rivais e durante todos o ano eles lutam pelo domínio da floresta. Após o Solstício de Verão o Rei Azevinho vai enfraquecendo o Rei Carvalho, e este, aos poucos vai sucumbindo ao Outono e ao Inverno. Assim os celtas explicavam as mudanças das estações.
O carvalho é uma árvore caducifólia, ou seja, suas folhas começam a cair no outono e durante o inverno estão quase todos desfolhados. Esta é uma característica típica de árvores de clima temperado, elas entram em estado "dormência", para preservarem energia quando a temperatura cai drasticamente. Mas os avezinhos possuem folhas duras e resistentes, elas permanecem sempre verdes e são uma das raras espécies que mantêm a ramagem frondosa, mesmo nos meses mais frios.
The Holly King - Rei Azevinho
No inverno do hemisfério norte, os grandes e majestosos carvalhos, ao perderem suas folhas, deixam com que os azevinhos, arbustos menores e escondidos entre grandes árvores, se destaquem na paisagem branca e árida da neve.
O Rei Azevinho vence seu rival Carvalho quando o deixa completamente nu (sem folhas). Mas o Rei carvalho não morre, apenas enfraquece e, logo após o solstício de inverno, já começa a recuperar suas forças.
Quando o sol começa a derreter a neve, o Rei Carvalho volta a se coroar, ofusca o Rei Azevinho e o esconde. Domina sobre a floresta e estende sua folhagem frondosa, manifestando sua vitória para que todos vejam.
Porém, o Rei Azevinho, sem descanso, continua sua árdua luta para sair do esconderijo até conseguir reinar novamente.
 

Oak King - Rei Carvalho




Siga-me no Instagram





3 comentários:

  1. Belíssima descrição do eterno retorno do ciclo da vida, pelo ciclo da vida das árvores!! Adorei!
    O azevinho é a planta representativa do Natal, aqui na Europa, não há coroa de Natal que não leve azevinho.
    :o}

    ResponderExcluir
  2. Gostei do blog cara, arte de fundo legal, postagens interessantes,muito bem feito. Parabéns!!! Mantenho um blog, que está meio desatualizado, já faz um tempo que não mexo nele, foca uma temática um pouco mais voltada para Bruxaria Tradicional. http://apedradasbruxas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir