domingo, 30 de outubro de 2011

Dia das Bruxas - Samhain e Halloween



No dia 31 de Outubro é comemorado o "Dia da Bruxas" e há festas de Halloween em várias partes do mundo, e aqui no Brasil vem se tornando cada vez mais popular.
Na realidade, esta data não era comemorada popularmente por aqui. A festa do Dia da Bruxas foi trazida por algumas escolas de inglês no intuito de propagar algo que já era comum nos EUA e em alguns países da Europa.
Ocorre que o "Dia das Bruxas" tem origem em um festival muito mais antigo do que se prevê e é um dos grandes sabás celebrados pelos povos pagãos do hemisfério norte que o denominaram Samhain (pronuncia-se Sou-in).
Samhaim é também o ano novo celta, pois 31 de Outubro marca o início de várias cerimônias e rituais que vão até o dia 02 de Novembro. Para os celtas, este era um tempo onde o véu que separa os mundos (mundos dos vivos e mundo dos mortos) era muito mais tênue e as fronteiras entre este mundo e o outro não existiam; podendo ser atravessado com mais facilidade por aqueles que tinham a permissão de faze-lo. Portanto, era um período não só de celebrações mas de ritos e magias cerimoniais diversas.


O festival marca também o início do inverno e, para aqueles que vivem abaixo da linha do equador, esta é uma data que tende a ser celebrada no dia 01 de Maio (ou 30 de Abril). Portanto, grande parte dos neopagãos do hemisfério sul comemoram não o Samhain, mas o "Beltane" (Festival das Fogueiras) que acontece no hemisfério norte no dia 01 de Maio. 
De uma forma ou de outra é um data de celebrações, mesmo que a comemoração do "Halloween" por aqui, não ocorra no verdadeiro "Dia das Bruxas".
Bruxa Anciã
A palavra Halloween provém de "All Hallows Eve", cuja tradução é "noite de todos os santos¨. Esta data foi adaptada pela Igreja Católica, que passou a chama-la de "Dia de Todos os Santos", comemorada no dia 01 de Novembro. Esta precede o dia 02 de Novembro (Finados), ou Dia das Almas (All Souls Day). Alguns pagãos a chamavam de "All Souls Night", ou seja, a noite de todas as almas. É o ultimo dia de celebração do Samhain.
Embora bastante modificada nas tradições populares dos países cristãos muito dos hábitos dos antigos pagãos permaneceram vivos. As máscaras e fantasias também têm origem em alguns ritos na cultura celta: eles acreditavam que ao se vestirem e se mascararem com trajes feitos de palhas, poderiam afugentar os maus espíritos que perambulavam nestes dias.
Bem, podemos então ter uma ideia de que é um tempo onde o misticismo está pairado no ar, afinal, bruxas, santos e mortos estão intimamente relacionado ao oculto.


Roda do Ano Celta











11 comentários:

  1. Muito bom.. mas a Roda para nós não seria invertida? Abs

    ResponderExcluir
  2. Agradeço os comentários....
    Daniela, boa parte dos pagãos aqui dos trópicos giram a roda invertida, onde o Samhain vira Beltane.
    Alguns giram a roda mista, ou seja, celebram os equinócios e solstícios pelo sul e os outros sabás pelo norte. Vai mesmo de acordo com a tradição e preferência de cada um.
    Saudações...

    ResponderExcluir
  3. Deixa eu te perguntar já que sempre tive essa duvida: no final, com a roda invertida, o véu entre os mundos aqui no hemisfério sul fica menos tênue em maio ou continua sendo em outubro?

    No mais, seu blog é realmente incrível, percebe-se que você sabe e pesquisou a fundo sobre tudo o que fala. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Excelente a sua pergunta, Vitória...
    Bem, é esta uma das grandes questões que não querem calar e que intriga grande parte daqueles que celebram os festivais.
    Eu prefiro não entrar no mérito, pois ora comemoro o Samhaim, ora o Beltane. Embora o meu coração esteja vibrando no espírito na roda do norte, eu não me oponho em celebrar quando sinto que devo aqui pelo sul...
    Existe toda uma mitologia por trás da data de cada festival, que vai muito além da mudança da estação e é este um dos motivos pelos quais aqueles que mesmo estando no sul celebram pelo norte.
    É bom lembrar que o mito é sempre mito e existe um motivo de existir, mas cada um tem seu modo de ver e de seguir a sua intuição e inspiração.
    A questão do véu é também uma alegoria. Certamente, eram também as cerimônias e os ritos, realizados nesta época, que faziam com que este véu se atenuasse.
    É isto ae....

    Saudações

    ResponderExcluir
  5. Feliz Dia das Bruxas - Samhain e Halloween...sou uma bruxa solitária e quero desejar aos meus irmãos um dia cheio de bençãos
    Blessed Be

    ResponderExcluir
  6. Vou dizer minha opinião. Acredito que a magia vem da natureza, portanto, os ciclos solares estão intimamente ligados ao hemisfério. Roda do ano invertida, sim!
    Muito boas as postagens, um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente! Os rituais e mitos só surgiram pois os povos observaram a Natureza, as Influências do Astro Rei Sol, da Mãe Lua, das Estrelas na Terra, e a partir daí criaram os mitos e ritos!

      Excluir