sábado, 30 de julho de 2011

A Lenda das Amendoeiras

Diz a lenda que, há séculos atrás, antes do reino de Portugal existir, quando a região do Algarve era habitada pelos mouros, reinava o jovem Ibn-Almundim, famoso por suas vitórias bélicas.
Um dia, entre os prisioneiros capturados, o jovem rei deparou-se com uma linda donzela de nome Gilda. Encantado com a beleza da moça, o rei enamorou-se dela, a libertou, conquistou sua confiança, a cortejou e, por fim, a tomou como esposa.
A felicidade reinava entre os dois até que, um dia, a rainha adoeceu sem que ninguém soubesse a causa de sua enfermidade e a preocupação com sua saúde se espalhou por todo reino.
Um velho prisioneiro que pertencia ao país de onde viera a rainha Gilda, ao saber que ela perecia, pediu para ser recebido pelo rei, pois, dizia ele, que podia descobrir a causa da doença apenas ao olhar para ela.
O sábio, conhecendo as origens da donzela, disse ao rei que o sofrimento que a assolava era, simplesmente, nostalgia, pois sentia falta de seu país e da neve das terras do norte. O Rei perguntou ao sábio se havia algo a ser feito para amenizar o sofrimento de sua amada e o velho homem disse que a solução era plantar, por todo o reino, amendoeiras em flor, para que quando florissem, suas brancas flores, do alto do castelo, poderiam dar a ilusão de um campo nevado.
O rei acatou o conselho do sábio e mandou que as amendoeiras fossem plantadas por todo o império.
Na chegada primavera, o rei levou a rainha até o terraço do castelo e mostrou à ela reino repleto de amendoeiras que davam a impressão de um grandioso campo nevado.
A rainha, ao se deparar com aquela visão, sentiu-se reconfortada, encheu-se de alegria e recobrou suas forças.
Ambos viveram longos anos de um intenso amor, e esperavam, ansiosos, a primavera que vinha trazer a espetacular visão das amendoeiras em flor de neve.

7 comentários:

  1. Parabéns por este site, é fantástico! Amei, tudo muito interessante, sobre esses seres que amo, ás árvores, e essa cultura rica e bela que é a celta.

    ResponderExcluir
  2. História bela!

    Obrigada! Abraço desde Portugal
    MagRosa

    ResponderExcluir
  3. Muito Bom, sou Literata. Amei os Textos.

    ResponderExcluir
  4. Linda história, busco por galho de amêndoera para fazer minha varinha mágica...

    ResponderExcluir