sexta-feira, 15 de julho de 2011

O Salgueiro Lutador


Muitos se lembram do famoso "Salgueiro Lutador" da Série "Harry Potter". De acordo com a autora, ele foi plantado pelo Professor Dumbledore com o propósito de ajudar o jovem Remo Lupin: depois que fora mordido por um lobisomem, ele passou a transformar-se em um a cada lua cheia. Lupin utilizava uma passagem, por baixo das raízes da árvore, para chegar até a assombrosa "Casa dos Gritos", onde se transformava e permanecia até voltar ao normal.
Whooping Willow
O "Salgueiro Chorão" é bastante conhecido e muito popular, mas muitos acreditam que o tal "Salgueiro Lutador" não passa de uma árvore mítica, entretanto, ele é bem real. Trata-se da espécie "Salix alba" 'Chermesina', é um tipo de "Salgueiro Branco" de origem germânica.
Na língua inglesa ele é chamado de "Scarlet Willow", isto porque, embora seja da espécie "alba", que no latim significa "branco", seus galhos são avermelhados.
Ao contrário do chorão "Salix babylonica", esta espécie não é  comum fora da Europa e, inclusive lá, é bastante rara.
A árvore tem um formato que lembra uma vassoura invertida e as pontas dos troncos têm formas de punhos fechados. Talvez por isso J. K. Rolling o tenha assimilado a um lutador. Além disto, sua aparência é mesmo um pouco amedrontadora, principalmente no inverno quando caem suas folhas e seus galhos espetados fazem lembrar garras ameaçadoras.


Legítimo Salgueiro Lutador - Salix alba  'Chermesina'


Um comentário:

  1. Olá Hugo, eu sou Clécio Freire, sou um mago do Acre... Gostei muito do seu blog e estou seguindo, gostei muito mesmo... Sou um cara apaixonado pela cultura celta! Eu tenho um blog Chamado "O Chalé do Mago", der uma passada lá: wwww.ochaledomago.blogspot.com

    Abraços.

    ResponderExcluir